Palestra Excel Tabela Dinâmica

Objetivo:

Um dos principais recursos do Excel, a Tabela Dinâmica gera fantásticos relatórios, proporcionando ao usuário uma análise mais correta dos dados.

As Tabelas Dinâmicas do Excel permitem analisar os dados de maneira eficiente possibilitando uma leitura clara e precisa dos dados a serem analisados.


Duração: a palestra tem aproximadamente 2hs de duração, incluindo o espaço para perguntas e respostas.

PÚBLICO ALVO

Usuários de todos os setores, com conhecimento habilidade básicas em informática, em especial a área financeira, custos, contábil, controladoria, comercial, onde é imprescindível a utilização de Pastas de Trabalho para controles, cálculos, comparativos, gráficos, ou seja, mecanismos seguros para a análise e tomada de decisão.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO




Uma Tabela Dinâmica é um modo interativo de resumir rapidamente grandes quantidades de dados. Uma Tabela Dinâmica é especialmente projetada para:

  • Consultar grandes quantidades de dados de várias maneiras amigáveis.
  • Apresentar relatórios online ou impressos concisos, atraentes e com anotações.
  • Expandir e recolher níveis de dados para destacar seus resultados e fazer uma busca detalhada nos dados de resumo em busca de áreas que interessam a você.
  • Filtrar, classificar, agrupar e formatar de modo condicional o subconjunto de dados mais útil e interessante para que você se concentre apenas nas informações desejadas.
  • Subtotalizar e agregar dados numéricos, resumir dados por categorias e subcategorias e criar cálculos e fórmulas personalizados.
  • Mover linhas para colunas ou colunas para linhas ou dinamizar para ver diferentes resumos dos dados de origem.


    Para montar, basta selecionar qualquer célula que contenha os dados da sua tabela e utilizar o Assistente de Tabela Dinâmica e Gráfico Dinâmico.

  • Segmentações de dados são componentes de filtragem fáceis de usar, com um conjunto de botões que permite filtrar rapidamente os dados de um relatório de Tabela Dinâmica, sem a necessidade de abrir listas suspensas para localizar os itens que você deseja filtrar.

    É muito comum os usuários do Excel confundirem os termos “RELATÓRIO” e “DASHBOARD”. Isso porque o conceito e a forma de apresentar podem estar bem próximos, porém são bem distintos.

    Você tem a opção de usar segmentações para filtrar os dados. As segmentações de dados oferecem botões nos quais você pode clicar para filtrar dados de Tabela Dinâmica.

    Além da filtragem rápida, as segmentações de dados também indicam o estado de filtragem atual, tornando mais fácil entender o que exatamente é mostrado em um relatório de Tabela Dinâmica filtrado.

    Use as Linhas do Tempo para filtrar as datas de maneira interativa e tornar mais rápido a seleção de períodos das Tabelas e Gráficos Dinâmicos.

    Quando se cria uma tabela dinâmica, as vezes se faz necessário processar ainda mais os dados, mas sem a necessidade de replicar o resultado na tabela de origem.

    Com o recurso Campo calculado você pode crar colunas que possuam cálculos exclusivos para tabela dinâmica. Estes cálculos podem ser personalizados ou funções nativas do Excel.

    Os Gráficos Dinâmicos complementam as Tabelas Dinâmicas adicionando visualizações aos dados de resumo em uma Tabela Dinâmica e permitem ver com facilidade comparações, padrões e tendências.

    Tanto as Tabelas Dinâmicas quanto os Gráficos Dinâmicos permitem que você tome decisões conscientes sobre dados importantes da sua empresa.

    Você também pode se conectar a fontes de dados externas como tabelas do SQL Server, cubos do SQL Server Analysis Services, Azure Marketplace, arquivos de Conexão de Dados do Office (.odc), arquivos XML, bancos de dados do Access e arquivos de texto para criar Tabelas Dinâmicas ou usar as Tabelas Dinâmicas existentes para criar novas tabelas.

    Para cenários e combinações mais complexas é recomendáveis a utilização Power Pivot no Excel para um processamento mais eficiente dos dados.

    O que você acha de abrir uma base de dados com mais de 15 milhões de registros em uma pasta de trabalho do Excel e obter dados calculados e consolidados em uma tabela dinâmica de forma rápida e eficiente?

    Ou construir relatórios no Excel a partir de diversas fontes de dados é algo que demanda muito tempo.

    Com o Power Pivot é possível transformar enorme quantidade de dados em informações significativas.

    Com os relatórios construídos pelo Power Pivot é possível obter respostas em questão de segundos.

    O Power Pivot é uma poderosa ferramenta para importar e fazer tratamento de dados. Ela supera facilmente os limites de um documento padrão do Excel, tanto em número de linhas (pode trabalhar com até 1.999.999.997 registros) como também no desempenho em realizar cálculos.

    Importe informações com milhões de registros e faça cálculo complexos em questão de segundos.

    Os modos de visualizações da tabela dinâmica são agradáveis e rápidas no MS-Excel, associadas ao Power Pivot ela se torna ainda mais interessante. Juntamente com melhor desempenho que ajuda a acelerar a recuperação de dados e a classificação e filtragem, você vai encontrar esses aprimoramentos adicionais e mais: repetição rótulos.

    Nas versões anteriores do MS-Excel, quando você usa mais de um campo como um rótulo de linha em sua tabela dinâmica, somente a primeira ocorrência do rótulo linha será exibida.

    No MS-Excel, agora você pode usar o recurso Repetir todos os rótulos de um item.

    Estes recursos aprimorados permitem que você utilize os dados da tabela dinâmica em funções, tais como PROCV, ÍNDICE e CORRESP. Cálculos que mostram valores como novos.

    O MS-Excel disponibiliza cálculos para analisar seus dados de tabela dinâmica.

    Você pode exibir % do Total de Linhas Pais, % do Total de Colunas Pais, % do Total de Pais, % de Diferença De Classificar do menor para o Maior e Classificar do Maior para o Menor.

    Instrutor

    João Benito Savastano

    Diretor da Mondial Tecnologia atua desde 1987 com o MS-Excel desde a primeira versão, pioneiro no Brasil em desenvolvimento de sistemas usando o VBA (Visual Basic for Applications) criando desde as mais simples automações até os mais complexos sistemas de análise gerencial.

    Detém o título de MS-MVP (Most Valuable Professional) de Excel desde 2005, sendo um dos maiores divulgadores desta ferramenta pelo Brasil em eventos públicos, corporativos e universidades.

    Sua experiência com o Excel o transformou em um grande multiplicador de ideias de produtividade e otimização do tempo, compartilhando a experiência adquirida na utilização dos recursos existentes nas mais diversas áreas das empresas.

    Estes conhecimentos adquiridos o fazem afirmar com toda segurança da importância em desvendar o potencial desta ferramenta que é essencial para o crescimento profissional e faz as pessoas repensarem os conceitos de utilização, não como uma calculadora, mas como uma potente aliada para o sucesso em qualquer carreira e destaque no mercado de trabalho.